sexta-feira, 2 de setembro de 2011

POR QUE SER PASTOR EM TEMPOS TÃO DIFÍCEIS?

Antes de mais nada, quero esclarecer que escrevo essas linhas pensando naqueles que verdadeiramente são pastores de almas, chamados por Deus para cuidar do seu rebanho e que, à semelhança de Cristo, dão a vida pelas ovelhas.
Então, eis a questão: Por que ser pastor em tempos tão difíceis como os de hoje?
A Bíblia Sagrada, especialmente o Novo Testamento, trata o ofício pastoral com respeito e deferência. Tal ofício é classificado como de natureza excelente (1 Tm 3.1), o pastor deve ser imitado e respeitado (Hb 13.7,17) e também digno de dobrados honorários (1 Tm 5.17).
Entretanto, a realidade dos pastores em nossos dias é muito diferente da proposta pela Bíblia.
Hoje, pastor é sinônimo de ladrão e pouca gente dentro e fora da igreja nutre admiração, respeita e obedece o pastor. E se isso não bastasse, a realidade salarial da maioria esmagadora dos pastores é muito diferente do que pensa a massa influenciada pela mídia.
O dia a dia de um pastor de almas, ao contrário do que pensam alguns, é deveras cansativo e extenuante. O pastor é amigo, ouvinte, conselheiro e confidente. É visitador, intercessor, zeloso e estudioso. Ele se preocupa com o estado das ovelhas, toma decisões que quase ninguém teria coragem de tomar. Também prepara seus sermões com zelo e respeito pelo rebanho, na intenção de nutrí-lo e fortalecê-lo.
O pastor é servo de todos. Não há dia nem hora para atender uma ovelha necessitada. Poucos sabem que o telefone do pastor toca também de madrugada.
O carro do pastor serve a todo mundo. Leva ovelhas às suas casas e também aos hospitais. E quando compra um novo, muitos pensam que é vaidade e desnecessário.
Pastor também é solitário. Ouve a todo mundo, mas não há ninguém que possa ouví-lo. Ninguém suportaria ouvir que seu pastor comete pecados. Ninguém entenderia que o pastor possui áreas de fraqueza em sua vida. Às vezes, nem os colegas entendem.
Poderia escrever muito mais, mas como odeio prolixidade, fico por aqui.
Então, por que ser pastor em tempos tão difíceis?
Simplesmente, porque pastor não é algo que se escolhe ser. É algo para o qual se é escolhido. Não fui eu que escolhi ser pastor, mas fui escolhido por Deus para cuidar de suas ovelhas. E, apesar de todas as agruras e dificuldades do ministério pastoral, não há nada mais gratificante, nobre e sublime do que ser usado por Deus para abençoar e influenciar vidas.
É uma grande honra saber que, apesar de ser tão pequeno, fraco e deficiente, Deus me viu como alguém que ele poderia confiar e usar.
É por isso que, apesar dos pesares, continuo sendo pastor de ovelhas.

SOLI DEO GLORIA!