Nossa Visão

IGREJA EM CÉLULAS
A organização de uma igreja em células é um retorno a comunidade cristã de base, descrita no novo testamento: "Cada casa uma igreja, cada crente um ministro, vivendo em Cristo de casa em casa e na grande congregação".

SAIBA MAIS
O corpo humano é formado por milhares de pequenas unidades que se juntam para formar o corpo como um todo. Essas unidades são chamadas células. Um bebê tem seu início numa pequena célula no útero da mãe, então ela cresce e se multiplica em duas células. Essas duas células se transformam em quatro, as quatro em oito, as oito em dezesseis e assim por diante. Uma célula se transforma num corpo humano, cheio de vida e maravilhoso!

No contexto da igreja, uma célula é um grupo de cinco a oito pessoas que formam uma comunidade para experimentar o amor de Deus, para crescer no relacionamento com os outros e para alcançar os perdidos.

Compartilhar com outras pessoas na presença de Jesus vai nos unir em uma forte malha que não pode ser rompida. A força de um indivíduo não é o único fator determinante na sua caminhada com Deus. O restante da célula apóia cada membro com oração, encorajamento e visão pelos perdidos para mantê-los crescendo em Cristo. A presença de Jesus no centro da reunião é a força do grupo. Ele é o único que pode oferecer o poder e a visão para seguirmos na caminhada cristã. Quando a célula se encontra para edificação, o foco está em experimentar Jesus em cada parte do encontro. Células são tanto para edificação como para evangelismo. Se a célula não tem visitantes, não cresce e não se multiplica, se tornará um grupo apenas voltado para o egoísmo, enfadando-se até morrer. Se uma célula não pastorear e edificar pessoas, não desenvolverá liderança, não formará um caráter aprovado nas pessoas e as pessoas eventualmente cairão em sua caminhada com o Senhor. O grupo deve focalizar-se tanto em edificar uns aos outros, como investir, orar e alcançar os perdidos.

Diferente do movimento igreja nas casas, as células são parte de um todo. As células não são independentes, mas interdependentes umas as outras. Muitas células se encontram formando uma congregação para terem uma celebração semanal em conjunto. Uma congregação é uma extensão das células e não funciona sem as células. Desse modo, o pastoreio dos membros é feito pelo líder de célula, que é responsável por um grupo de 5 a 15 pessoas, e não pelo pastor da igreja, que pode ser o responsável por centenas ou até milhares de pessoas.

POR QUE IGREJA EM CÉLULAS?
Uma expressão do caráter e da vida de Deus em nós. O Pr. Bill Beckham usa a idéia de Deus sendo o "Deus mais alto" e o "Deus mais próximo" para mostrar porque as células expressam o caráter de Deus entre nós.

Isaías 57.15 diz: "Pois o Altíssimo, o Santo Deus, o Deus que vive para sempre, diz: 'Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos, para dar esperança aos humildes e aos aflitos, novas forças".

"Para expressar essa idéia em termos teológicos, Deus é tanto imanente (muito próximo e íntimo de nós) e transcendente (está acima dos limites de toda experiência e conhecimento... acima de toda compreensão). Bill Beckmam chega ao ponto quando diz: "As duas expressões da Igreja do Novo Testamento (pequenos e grandes grupos) não são questões de cultura e conveniência, mas expressões da natureza imanente e trenscedente de Deus".

Em outras palavras, no modelo de grupos pequenos, nós podemos experimentar a proximidade com Deus de um modo que não podemos experimentar de outra forma. Jesus expressou isso quando disse que estaria no meio de duas ou três pessoas que se reunissem em seu nome. Há algo de incomparavelmente íntimo a respeito da presença de Deus nos pequenos grupos. O alvo da célula é que os membros encontrem a presença de Jesus, que está intimamente interessado em suas vidas, para submetê-las ao seu governo amoroso.

IGREJA DE DUAS ASAS
O Pr. Bill Beckham do Touch Ministries dos EUA conta a história de uma igreja de duas asas que podia voar por toda a terra e fazer a vontade do Criador. Uma asa era o grupo grande e a outra era o grupo pequeno. Conforme a história avança, a serpente orgulhosa que não tinha nenhuma asa veio e convenceu a igreja a voar apenas com a asa do grupo grande, e não usar mais a asa do grupo pequeno. Com isso, a asa do grupo pequeno atrofiou e a igreja não pode fazer muito mais do que voar em círculos, e gastou muito do seu tempo no chão em sua casa de passarinho. Então, o Criador teve que fazer uma nova igreja com duas asas que pudesse voar novamente para cumprir os seus planos.

Nós cremos tanto na asa do grupo grande como na do grupo pequeno. Nós cremos que o modelo de ministério em células é um modelo bíblico de ministração, que melhor expressa o caráter e a vida de Deus entre nós, que permite que todos os membros sejam ministros (e não apenas o pastor), que é um modelo que trabalha com evangelismo e é transferível para todas as culturas (fazendo dele um modelo para plantar igrejas).